Drenagem Linfática

O sistema linfático tem a função de drenar o fluido que circula entre as células, transportar lipídeos e algumas vitaminas e resposta imunológica. Ele trabalha através de diferentes pressões dentro dos vasos linfáticos. Quando por algum motivo essas pressões são alteradas, como por exemplo, em pós operatórios de cirurgias estéticas  e na presença de celulite, o líquido intersticial tem dificuldade de seguir seu caminho até que o corpo o elimina. Ocorre, então, a formação de edema e posteriormente em alguns casos, fibrose.

Quando isso ocorre é necessária uma ajuda externa para o tecido voltar ao normal o mais rápido possível e sem deixar consequências indesejadas. E a drenagem linfática faz este trabalho, auxiliando o líquido a ir para os linfonodos onde serão direcionados para o local correto e a devida eliminação.

A drenagem linfática pode ser feita (preferencialmente) manualmente através de várias técnicas estudas há anos e com comprovação científica da sua efetividade.

Os movimentos devem ser ritmados, leves e o terapeuta deve exercer uma pressão determinada para que a drenagem seja efetiva e não ocorra colabamento do vaso. Existe uma direção única do líquido que é o sentido da circulação linfática e que deve ser respeitada.  Por isso a importância de realizar este procedimento com o profissional correto e com o devido treinamento.

Outra opção é a drenagem linfática feita por eletroestimulação com correntes de baixa frequência. Normalmente esta técnica é utilizada na associação de outros tratamentos como a própria drenagem linfática manual e a vacuoterapia.

O número de sessões varia da resposta fisiológica de cada paciente e do grau de lesão causado pela cirurgia ou da celulite. Devem ser feitas no mínimo 10 sessões para iniciar, e durante o tratamento o fisioterapeuta juntamente com o médico cirurgião responsável, vão determinar quantas sessões serão necessárias e se há necessidade de outros tratamentos concomitantes como por exemplo, o ultra som.

O tempo da sessão varia entre 50 min à 1h e 20 min.

Por Larissa Donini.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *